sexta-feira, agosto 24, 2007

Praia nas quatro estações do ano


Eu gostaria de entender o porquê das pessoas cismarem de que praia só é boa no calor. Não sei se pela minha facilidade em amar a praia em qualquer época do ano eu tenho uma enorme dificuldade em compreender o inverso.


Desde menina estou acostumada a freqüentar o mesmo lugar para o qual me mudei, há quase dois anos, nos meses de calor e frio. E olha que aqui faz frio de verdade no inverno. E chove, chove muito.


Mas eu aprendi a beleza disso tudo. Cada qual ao seu modo.

No calor a gente se estatela no sol, se lambuza de protetor, exibe a última moda em biquíni, experimenta todas as caipirinhas e batidas, se embebeda de água de coco e empanturra-se de açaí na tigela e sorvete.


Quando o frio bate na porta é hora de pegar aquela manta que espera o ano inteiro para ir à praia. Isso mesmo. A gente se enrola e fica olhando o luar, ao pé de uma fogueira, com a caneca de vinho quente na mão (ok, essa parte só foi possível ser incluídas depois que fizemos alguns aniversários).


E quando a chuva cai é hora de se embrulhar nas cobertas, convidar os amigos para assistir a um filme, jogar algum jogo bizarro inventado por nós e sentir o cheiro da terra molhada e das plantas perfumadas ao som da conversa da galera.


Isso tudo se fazia lá atrás, quando era menina e passava as férias por estas bandas em janeiro, julho e nos feriados prolongados. Os amigos todos cumpriam o mesmo ritual. Hoje, todos cresceram, cada qual tem sua responsabilidade, mas todos – sem exceção – ainda amam e freqüentam o mesmo lugar de outrora, cada qual no seu tempo disponível.


Eu, que era a pessoa mais reclusa daquela época (sim, poucos gostavam de mim e eu gostava de pouco – só dos melhores, claro! rs), confesso, via tudo de longe e imaginava fazer tudo isso com a turma. Mas nunca fui infeliz por isso. Pelo contrário, essa era minha marca registrada e assim fiz amizades de verdade, que guardo no peito até hoje.


Aliás, a praia já não tem sido a mesma desde setembro do ano passado, quando uma amiga querida e fundamental deixou nosso paraíso para trabalhar do outro lado do Atlântico. Os dias de sol, frio e chuva têm sido tristes como nunca foram.


O que aquece o coração é que ela volta. Na época das flores, daqui a duas primaveras.

P.S.: Após o fechamento desta edição eu soube que ela não volta na época das flores, mas o final ficou tão poético que não quis mudar.


P.P.S: Para os que querem saber, a Luana está trilhando um caminho profissional que ela merece, cheio de sucesso e conquistas e por isso eu apóio toda e qualquer decisão da minha amiga. A saudade é terrível, mas a gente entende.


P.P.P.S.: Mas ela não vai ficar sem dar o ar da graça muito tempo. Só que eu não vou estragar a surpresa da data, né?!

2 comentários:

  1. Amiga!!!
    Adorei o blog, porque vc nao me falou antes?
    Vc me deixou com uma saudade da praia...
    Estarei sempre de visita e te espero la no meu.
    Adorei as historias e as fotos. Como vc escreve bem, quando crescer quero ser assim tambem! hahaha
    Um beijo enorme da sua amigona
    Fabi

    ResponderExcluir
  2. Lu, vc nem pra contar que tem um blog, né? Mas te achei, tá.... E hoje fiz uma visita completa. Depois de tudo o que li e vi só aumentou minha admiração por você. Enquanto leio suas confissões sobre o mar e escrever em baixo de uma árvore, só escuto carros buzinando, acelerando e freando... quase igual...hehe
    E te admiro por isso, pela coragem de mudar de vida e pela sensibilidade de dar tanto valor ao que tem (algo que parece tão lógico, mas que esquecemos tanto de fazer). Ai ai... um dia farei isso por mim também... e lendo tudo isso só tenho mais coragem.
    Tô com muita saudade, amiga, e agora já sei onde vir para matá-la um pouquinho.
    Um beijão
    Cláu

    ResponderExcluir