sexta-feira, agosto 24, 2007

O barulho das lagartas



Eu estava no escritório, compenetrada, em meio às minhas anotações para uma matéria que deveria ser concluída, quando meu marido chega e diz:

- Você já ouviu o barulho que as lagartas fazem quando comem?

- Não – respondi com a cabeça enfurnada nos papéis.

- Então, vem ouvir!


Olhei para ele com aquela cara e disse carinhosamente:

- Amor, eu estou um pouquinho ocupada.


Mas, não teve jeito. Sorrindo, ele puxou a cadeira, pegou no meu braço e disse:

- Estas oportunidades são únicas. Eu, em 32 anos de vida, nunca tinha ouvido.


Então, passamos pela sala, entramos na varanda e fomos, de braços dados, andar pela rua com lanterna em punho, numa noite fria e eu cheia de coisas a terminar.


De repente ele pára próximo a um coqueiro. Como não temos praticamente nenhum vizinho, naquele ponto éramos só nós dois e nossos gatos, que nos seguiram.


O silêncio imperava e era possível ouvir um barulho sutil, porém, não tão baixo. Na verdade, parecia o som do roçar de uma folha na outra, por causa da brisa. Por isso, falei:

- Amor, esse barulho é do vento nas folhas!


Sem titubear, ele acende a lanterna, mira nas folhagens e diz:

- Tem certeza?


Qual não é o meu espanto ao ver inúmeras lagartas fazerem o banquete! Fiquei surpresa e maravilhada. Afinal, mesmo tendo escolhido morar no meio do mato há oito meses (escrevi este texto em um dos ensaios para o blog, no dia 03/07/2006), ainda não consegui apreciar, entender e escutar a natureza em que me inseri. Ainda carrego as loucuras do cotidiano estressado da vida na cidade grande.


Mas, meu querido companheiro parece já ter colocado seu coração e sua mente em sintonia com os seres da terra, da água e do ar.


A curta caminhada de volta para casa mereceu uma história, dos tempos de criança, quando ele queimou o braço em uma taturana. Quando me entregou de volta à minha cadeira e aos meus afazeres a única coisa que eu pude fazer foi agradecer por aquele momento mágico.


***************************

Agradecimentos

***************************


Quero agradecer, de coração, a todos que prestigiram o começo de uma nova empreitada. Obrigada pelo apoio, pelo carinho e pelos comentários. Estão convidados a voltarem sempre e a trazerem os amigos. Um beijo para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário