sexta-feira, outubro 17, 2008

Tietagem

Foto: Sérgio Pinto

Hoje vou falar de jornalismo, da profissão que tenho paixão em exercer. E vou contar um fato curioso: eu sou minha tiete.

Não saio por aí falando que escrevo para editora x ou para a revista y. Comento de forma comedida, quando cabe no assunto, quando alguém pergunta ou quando estou dando aula e quero passar um exemplo real.

Mas não saio por aí apontando meus textos impressos, esperando confetes e reconhecimento. Não preciso disso, porque eu já me sinto realizada sozinha, quando vejo meu nominho impresso embaixo de cada título.

Toda vez que uma reportagem minha vai para as ruas eu corro para ver. Vou na banca de jornal e folheio até ver meu nome. E aí fico admirando por uns cinco minutos, olhando como foi diagramada, se alguma parte foi encurtada, alterada. E sinto um prazer enorme, uma alegria inexplicável. É como se um filho meu tivesse acabado de nascer.

O mais engraçado é que isso acontece sempre. Só para terem uma idéia: escrevo uma seção, em uma revista de negócios, há quatro anos e toda vez que uma edição desta revista vai para as bancas, eu corro para ver. E sinto a mesma alegria, como se fosse a minha primeira vez.

E mais: normalmente, as editoras me enviam um exemplar das publicações que escrevo, mas eu gosto mesmo é de esperar ela chegar na banca de jornal e espiar meu nome ali no meio das prateleiras, no meio das outras pessoas.

Ali, no meio de todo mundo, ninguém sabe que fui eu quem escreveu aquelas linhas. Mas eu sei! Esta é minha alegria secreta...

E você, qual sua alegria mais secreta e mais infantil?

3 comentários:

  1. Ai Lu, entendo tao bem isso...inclusive tenho a mesma alegria que voce, so que o jornalista é meu filho mais velho e antes que voce me pergunte o do meio é economista he he he
    beijoca

    ResponderExcluir
  2. hahaha Eu iria com certeza cuidar de vc, amiga! Se pudesse largar toda essa correria de Sampa!
    Passei aqui para registrar o Feliz Níver no blog tbém!
    Felicidades e Sucesso, professorinha!!
    Amei os textos novos.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. É sempre uma surpresa agradável encontrar fotos minhas acompanhadas por outras palavras :).
    Obrigado!

    SM

    ResponderExcluir