quarta-feira, outubro 15, 2008

Aos mestres, com carinho.

Foto: Ricardo André Alves

Venho de uma família de professores. Apaixonados professores. Inesquecíveis professores. Daqueles que não só ensinam as letras ou as teorias, mas indicam a vida, apóiam, educam, amam. Daqueles que são lembrados até hoje.

Também tive a sorte de conviver com professores iguais a estes que perambulavam diariamente pela minha casa. Peças raras e inesquecíveis.

Aprendi a amar o ofício. E, numa época em que a educação está tão depreciada, ensino por amor, por convicção, por paixão.

Lá em casa de meus pais, também se forma mais um professor. Apaixonado e exigente. Assim como tem que ser.

Somos românticos. Acreditamos no saber. Acreditamos naquilo que deveria ser – embora não mais o seja na maioria – o fundamento primeiro das instituições de ensino: a troca de saberes.

Ensino porque não há nada que me deixe mais feliz do que ver nascer a borboleta. Porque não há nada mais que eu acredite além do significado de conduzir alguém por um caminho de descobertas.

E por isso me esforço: para fazer a diferença na vida de alguém, assim como meus pais e meus tios fizeram. Assim como meu irmão se esforça em fazer e meu marido também.

Aos meus mestres mais significativos, aos meus pais, aos meus tios, ao meu irmão, ao meu marido e a todos que amam ou amaram esta profissão: FELIZ DIA DOS PROFESSORES!

6 comentários:

  1. Que privilégio heim!
    Meu filho caçula está se formando neste ano, é um apaixonado pela carreira e cá pra nós...tem de ser mesmo não?
    Querida, quero saber como vc está, melhorou? Ficou alguns dias sem postar e eu estava apreeensiva
    Beijo, to te esperando

    ResponderExcluir
  2. O Mestre é aquele que nos faz ver o mundo com outros olhos, com os olhos da cultura, do conhecimento, do saber.. Sem eles, nada seríamos.

    ResponderExcluir
  3. É, Ita, tem que ser apaixonado, porque hoje em dia a coisa está feia...e é uma pena.

    Puxa, obrigada pela preocupação, pelo carinho. Estou melhor, sim. Fui ao médico. Agora é só fazer os exames. Vou te contando...

    Este final de semana não poderei ir. É meu aniversário e papai e mamãe, mais irmãos vêm me ver...Mas logo em breve nos encontraremos.

    Um beijo. Já te gosto, mesmo conhecendo pouquinho!

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo, Fábio. Disse tudo.
    Seja bem vindo!

    ResponderExcluir
  5. Aniver?!!! que bom saber, seu presente ja está prontinho
    Super abraço dos meus.
    Passa la no Bicho e me conta que dia é bem direitinho esta festa combinado?

    ResponderExcluir
  6. Isso mesmo! Como você é rápida...estou indo lá no Bicho...hehe

    ResponderExcluir