sexta-feira, setembro 21, 2007

Informe-se e não reclame sem fundamento

Eu acho o fim da picada (quem será que inventou este termo???) gente que reclama de graça, sem motivo. Sério, isso me deixa nos nervos.

Meu escritório é ao lado de uma sede do Procon, em uma vilinha de escritórios. Quem vai até o órgão inevitavelmente passa por minha porta. E eu escuto cada reclamação absurda e infundada, que um dia sou capaz de sair na porta, chamar o fulano e passar um corretivo. Já estou chegando a este ponto.

Tudo isso porque a pessoa vem até o Procon e lê que o atendimento é só de segunda à quinta feira, das 13hs30 às 17hs30. Por que não passa pela cabeça do infeliz a brilhante idéia de perguntar o motivo do horário ao invés de sair chamando gente que rala de vagabundo?

As pessoas têm uma mania imbecil de falar que órgão público não funciona, que o país é uma porcaria, que funcionário público é vagabundo. Sim, tem muita coisa errada. Sim, muita coisa tem que melhorar. E sim, também, muitos órgãos e funcionários públicos deixam a desejar – e muito. Mas nunca se deve generalizar.

Está parecendo o locutor da rádio local, da cidade em que moro. Ele não passa um só dia sequer sem falar que o Brasil é uma palhaçada, que certas coisas só acontecem aqui, que isso aqui não tem mais jeito. O cara me tira do sério, tanto que nem vou mais ouvir a rádio para não estragar meu café da manhã.

Se o Brasil é o horror dos horrores, mexe a bunda, vai morar em outro lugar ao invés de falar, falar e falar. Sabe por que isso tudo me irrita? Porque é tudo gente que não move uma palha para que o país melhore; é gente que não pensa, não avalia e não se informa.

Em tempo: o Procon só atende os munícipes naqueles dias e horários porque todas as manhãs têm audiência para resolver as pendengas dos reclamantes e na sexta-feira, durante todo o dia, também. E as moças estão na lida diariamente desde às 8hs. Se ao invés de reclamar a pessoa procurasse se informar teria orgulho do órgão.

2 comentários:

  1. Oi Lú,

    Eu estou adorando seu blog! Concordo e assino embaixo, as pessoas tem um hábito terrível de reclamar do país, de tudo que é público e das pessoas em geral. Isso também me irrita profundamente, pois é péssimo generalizar, rotular tudo e todos pelas atitudes de alguns. Sabemos que há muita coisa errada e grande parte dessas coisas por culpa da própria população. Todos reclamam das enchentes, que agora andam em baixa graças ao aquecimento global - quase não chove - mas continuam a jogar lixo nas ruas. Isso me causa imensa revolta. Assim como o fato de as pessoas acharem que o trabalho de um só ao reciclar o lixo não é de valia para o planeta e por isso acabam com o velho pensamento: mas que adianta eu ter esse trabalho de reciclar se existem milhares de pessoas que não fazem? E assim vão sendo iguais aos outros, porque quem recolhe lixo na praia como eu, ou recolhe as fezes do seu cachorro ao andar na rua, acaba sendo olhado com olhos de espanto, mas o que é que ela pensa que tá fazendo? Ou então: que nojenta! eca!
    Infelizmente o brasileiro é assim, pois é acomodado e enquanto não houver uma drástica mudança na Educação e nos meios de comunicação de massa, manipuladores e emburrecedores, temo que não sairemos disso.

    beijinhos garota!
    vou salvar seu blog em favoritos!

    ResponderExcluir
  2. Ká: amiga, você disse tudo. Penso exatamente o mesmo e poderia ir além.
    Saudade de devanear contigo.
    Apareça sempreeee.

    Beijo enorme.

    ResponderExcluir