segunda-feira, dezembro 08, 2008

Quando o espelho trai

Foto: Sílvia Antunes

Você se dá conta de que não tem mais 20 anos quando o seu médico pede um ultrassom de mama. Esta foi a conclusão que cheguei ao voltar da consulta ao ginecologista. 

Não que eu me ache velha ou coisa do tipo. Longe de mim estes dramas, aliás, acho importante ver a passagem do tempo, acho divino completar mais um ano de vida, sempre. 

Mas eu tenho um certo problema de percepção. Eu já havia comentado isso com o marido psicólogo. É que, às vezes, a Luciana que reflete no espelho não é a mesma que habita este corpo. E isso me confunde por vezes.

Tenho a sorte de parecer mais jovem do que sou. Muita gente, quando acaba de me conhecer, jura que tenho 18 anos, quando, na verdade, tenho 28. Isso é bom e costumo brincar com o desconhecido – que se envergonha pelo erro matemático – que não se avexe, porque se ao chegar aos 50 pensarem que tenho 40 será uma economia e tanto em plásticas...rs. 

A questão é que, às vezes, eu mesma me assusto. Tem horas que olho no espelho e aquela face não combina com os conhecimentos que adquiri, com as coisas que já vivi, os traumas que superei, as dificuldades que venci. Isso me incomoda. 

Quer sair da filosofia e ter exemplos práticos? Pois bem. São 10 anos de jornalismo e tem gente que não acredita. Outro: dou aula em uma universidade e há professores que estranham em me ver na sala dos professores, ou ainda estudantes de outras turmas que me confundem com aluna. E quando o segurança me pára no meio da manobra, no estacionamento dos professores, dizendo que não posso parar ali porque é vaga de docente? Argh! Sem comentários...

Acho bonito o corpo acompanhar a alma, a vida que foi vivida. Isto não significa que serei uma senhora pelancuda, deixo bem claro.

Mas também há os momentos em que, opa, como assim ultrassom de mama? Eu só tenho 20 anos!

5 comentários:

  1. Lú!
    Amei seu texto! Engraçado que me vejo assim também; o pior é que já passei dos 30!! rsrs
    A situação na faculdade é a mesma; ainda sou confundida com aluna (e digo, Graças a Deus! Como vc diz, uma economia e tanto em plásticas!), e olha que já leciono há 8 anos e meio!. Mas o mais assustador é quando seu lado interior adulto/mulher não combina com sua aparência menina; eu já me assustei com isso e odeio quando não reconhecem o primeiro em razão do segundo! rs
    Beijão
    Iê...

    ResponderExcluir
  2. Lu, não reclame disso!

    comigo é o contrário, pela primeira vez estou me sentindo om cara de mais de 35 (fiz 39!), embora digam que eu pareço 30


    de repente, o carinha me chama de tia!

    Olha, recebi teus mails, mas confesso que não consigo mais avaliar nada efetivamete esse ano

    estou na correria pra fechar e sair de férias

    janeiro é outra historia
    me aguarde... beijos, ro

    ResponderExcluir
  3. Iê: é verdade, quando não reconhecem o primeiro em função do segundo é que o bicho pega. Que bom que gostou do meu texto! hehe

    Rô: Não estou exatamente reclamando. Na verdade, adoro parecer mais jovem. Só encrenco quando sinto que alguém não confia no meu potencial justamente por isso.

    E você não deve se preocupar, eu não imaginava que você tinha mais de 32 (pelas fotinhos que vi)! Ah, e quanto ao meus e-mails, não eram os de trabalho. Mandei dois, um de aniversário e um outro perguntando se estaria em Parati no final do ano. Tô achando que não recebeu. Vou mandar de novo. Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Puxa Lu, que triste esta reação alérgica! Mas sabe que eu também sou hiper alérgica a tudo, mas neste quesito maquiagem eu consegui me adaptar a quase todas as marcas... Agora creminhos e ácidos tem que ser os indicados pela dermatologista, e ainda sim as vezes dá problema. Infelizmente não posso te indicar um excelente dermatologista pois também estou a procura dele! Meu plano de saúde não me dá muitas opções! Mas eu trato minhas alergias em geral com homeopatia, você ja tentou?
    Que bom que gostou do blog, tá no comecinho, mas é feito com muito carinho! E eu gostei do seu: sempre bom visitar blog de jornalistas pra aprender a escrever direito ne?
    bjao!

    ResponderExcluir
  5. Lú!
    Tem um Meme pra vc lá no Vida Bailarina! ;)
    Beijão

    ResponderExcluir